O CMICS – Consórcio Média, Inovação da Comunicação Social é uma associação sem fins lucrativos, com autonomia jurídica, administrativa e financeira. Um consórcio, criado em 2018, pelas diferentes organizações ligadas aos media na Guiné-Bissau, Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), Ordem de Jornalistas (OJ), Rede Nacional de Rádios e TVs Comunitárias da Guiné-Bissau (RENARC), Associação de Mulheres Profissionais de Comunicação Social (AMPROCS) e ONG Ação para o Desenvolvimento (AD) – com o apoio das Nações Unidas, através do fundo de consolidação da paz (PBF).
O CMICS trabalha com estudantes do 12º ano de escolaridade que querem exercer a profissão de jornalista e profissionais de jornalismo que atuam no ativo nos diferentes órgãos de comunicação social (radio, televisão, imprensa escrita e jornais eletrônicos). O objetivo é dotar os profissionais e jovens que pretendem entrar para a profissão de jornalismo com um conjunto de ferramentas, essenciais para o exercício profissional, que possam influenciar positivamente no exercício das suas atividades com responsabilidade, isenção e espírito de independência. Para que os jornalistas possam exercer um jornalismo dinâmico, proativo, criativo e independente capaz de influenciar políticas públicas, promover os direitos humanos, promover uma cidadania participativa e o desenvolvimento sustentável.
Desta forma impulsionando e profissionalizando a comunicação social no país, porque só com um setor das médias forte e independente é que podemos ter a paz e estabilidade, sendo os media um intermediário chave entre os cidadãos e o Estado ao promover e facilitar o acesso à informação, nomeadamente em assuntos como as reformas identificadas como cruciais para a estabilização política do país.