sexta-feira, agosto 1, 2025
No menu items!
InícioNACIONAISPUBLICADO DECRETO PRESIDENCIAL QUE ADIA ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU

PUBLICADO DECRETO PRESIDENCIAL QUE ADIA ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU

O adiamento das eleições legislativas antecipadas na Guiné-Bissau foi hoje oficializado em decreto presidencial depois de o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, ter feito o anúncio, no sábado.

O decreto assinado hoje pelo Presidente da República foi lido pelo porta-voz da Presidência num vídeo publicado na página oficial do órgão de soberania guineense.

O decreto presidencial nº 39 de 2024 revoga um outro decreto assinado a 16 de julho que marcava para 24 de novembro as eleições legislativas antecipadas, na sequência da decisão do Presidente Sissoco Embaló de dissolver o parlamento a 04 de dezembro de 2023.

O chefe de Estado tinha anunciado, no sábado, depois de uma reunião com oficiais do Ministério do Interior, o adiamento do ato eleitoral que estava previsto para daqui a 20 dias.

A decisão foi formalizada hoje num decreto presidencial que justifica o cancelamento das eleições com o parecer do Governo tornado público na sexta-feira.

“Segundo parecer do Governo devidamente fundamentado, não estão reunidas as condições indispensáveis para a realização das referidas eleições na data inicialmente prevista”, refere o decreto.

Assim, prossegue, “o Presidente da República decreta (que) é revogado o decreto presidencial nº 26 de 2024, de 16 de julho, que fixa a data de 24 de novembro de 2024 para a realização de eleições legislativas”.

O presente decreto presidencial entra imediatamente em vigor, referiu o porta-voz da Presidência, que informou ainda que “brevemente o Presidente da República vai fixar por decreto a nova data para a realização das próximas eleições legislativas”.

Noticia ao Minuto

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes