quarta-feira, outubro 16, 2024
No menu items!
InícioNACIONAISPORTUGAL ENTREGA AUTORIDADES GUINEENSES NAVIO “CENTENÁRIO DE AMÍLCAR CABRAL” COM MAIS DE...

PORTUGAL ENTREGA AUTORIDADES GUINEENSES NAVIO “CENTENÁRIO DE AMÍLCAR CABRAL” COM MAIS DE TREZENTOS LUGARES

O governo português entregou este sábado, 12 de outubro de 2024, o navio denominado “Centenário de Amílcar Cabral” com a capacidade de 340 passageiros e respetivas cargas e de transporte de veículos, uma grua de 5 toneladas de carga, uma lancha que permite a recolha de passageiros mesmo na ausência de um cais, que irá fazer transporte entre a capital Bissau e as ilhas de Bolama, Bubaque e Entchude.

A cerimónia da entrega oficial do navio Centenário de Amílcar Cabral, realizada no cais de Pindjiguiti foi presidida pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, no qual disse que a recessão do navio centenário de Amílcar Cabral é fruto da cooperação renovada entre os dois países que ganhou uma nova dinâmica no seu mandato presidencial.

Sissoco Embaló, garantiu que Bissau, Bolama, Bubaque e Entchude, voltarão a estar ligados por uma carreira marítima e com a chegada prevista de 21 autocarros nos próximos meses, ficará reforçada a rede de transportes terrestres de passageiros à disposição dos guineenses. Acrescentou que é preciso ser realista e não acreditar em facilidades à volta daquela embarcação, criando uma empresa gestora competente e uma unidade metalomecânica da reparação naval.

Por seu lado, o Secretário de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, disse que Portugal investiu mais de dois milhões de euros naquele projecto que contou com o conhecimento técnico do estaleiro ETE, permitindo assim dotar o navio com uma grua de carga de cinco toneladas. Adiantou que o investimento português garantiu também a manutenção preventiva do navio, a formação da tripulação e dos técnicos responsáveis pela manutenção como forma de garantir a sustentação da operação e gerar conhecimento local.

O governante português assegurou que aquele navio vai responder uma necessidade evidente e essencial, aumentando a capacidade de ligação entre Bissau e as ilhas, aumentando os níveis de segurança das ligações marítimas, oferecendo uma alternativa mais eficiente para transportes de pessoas e cargas, evitando as embarcações mais precárias como as pirogas.

Para o ministro dos transportes, Telecomunicações e Economia Digital, Marciano Silva Barbeiro, a Guiné-Bissau é um país singular, não obstante a sua área territorial ser principalmente se se considerar a plataforma que cobre o total das suas ilhas, percebe-se que é um país insular. Assim é preciso um desencravamento que tenha o seu impacto na mobilidade de pessoas e bens.

Jornal O Democrata

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes