Bissau, 22 agosto 2024 (ANG) – O Diretor Nacional da Polícia Judiciária(PJ) disse que a luta contra a criminalidade organizada exige uma nova estratégia, sobretudo a partilha da inteligência criminal.
Domingos Monteiro Correia, falava esta quarta-feira, à margem da cerimónia de inauguração do novo serviço do Sistema de Informação Policial da África Ocidental (SIPAO), na presença do Comandante da Guarda Nacional, Brigadeiro General Orlando Pugna.
Correia disse disse que o novo serviço vai permitir a partilha de informações e dados criminais a nível nacional e internacional, através do uso do canal da Interpol.
Por seu turno, o representante do Secretário de Estado da Ordem Pública, Khady Florence Correia, acrescentou que o serviço inaugurado permitirá o cruzamento dos dados de diferentes corporações policiais do país para uma investigação mais adequada.
Referiu que o SIPAO é um centro de recolha e tratamento de informações em que todas as forças policiais se congregam para trabalhar e partilhar informações.
Para o Comandante da Guarda Nacional, Brigadeiro General Orlando Pugna, o serviço é fundamental para o combate à criminalidade no país. O novo serviço do SIPAO inaugurado encontra-se junto das instalações do Comando da Guarda Nacional (EX-QG), em Bissau.