quarta-feira, outubro 16, 2024
No menu items!
InícioNACIONAISPAIGC denuncia repressão e desigualdade antes das eleições

PAIGC denuncia repressão e desigualdade antes das eleições

Bissau, 15 outubro 2024 (DW) – Na Guiné-Bissau, cresce a tensão política com a repressão a comícios do PAIGC e o impedimento de viagens de líderes opositores. Jovens do partido prometem resistir enquanto se aproximam as eleições legislativas.

Na Guiné-Bissau, a juventude do PAIGC promete não baixar os braços após, nos últimos dias, a polícia ter dispersado várias reuniões do partido com gás lacrimogéneo. Os jovens afirmam que, enquanto as eleições legislativas antecipadas se mantiverem para novembro, eles têm o direito de realizar comícios.

Na sexta-feira passada, as forças de segurança interromperam um encontro de militantes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) no círculo eleitoral 24, lançando gás lacrimogéneo. O mesmo ocorreu no sábado e no domingo, em outros dois círculos eleitorais.

O PAIGC começou, na semana passada, a contactar a sua base eleitoral nos diferentes círculos do país, preparando-se para as eleições legislativas antecipadas, marcadas para 24 de novembro. À DW, o líder da juventude do partido, Ussumane Camará, garantiu que as reuniões vão continuar, apesar da proibição estatal.

“Temos de lamentar mais uma vez o uso de gás lacrimogéneo por parte das forças de segurança contra a população indefesa, contra crianças e mulheres inocentes. Mas, enquanto se mantiver a data das eleições, nós, enquanto partido, vamos continuar a fazer o nosso trabalho político, à semelhança de outros partidos”, afirmou Camará.

Fonte: DW

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes