O consulado-geral de Portugal em Maputo apelou hoje a “cuidados de segurança redobrados” dos cidadãos portugueses nos próximos dias, face à convocação de novas manifestações pós-eleitorais na capital até sexta-feira.
“Face à convocação de manifestações para o período de 13 a 15 de novembro, nas capitais provinciais e junto dos postos de fronteira rodoviários e portuários de Moçambique, aconselha-se a todos os cidadãos portugueses neste país que mantenham cuidados de segurança redobrados, evitando zonas com ajuntamentos populares”, lê-se num aviso divulgado pelo consulado-geral.
Recomenda ainda aos cidadãos nacionais “que quaisquer deslocações sejam devidamente ponderadas e preparadas, nomeadamente através da recolha de informações prévias, junto das autoridades competentes, sobre a ausência de constrangimentos na via pública”.
“A circulação rodoviária através das fronteiras terrestres de Moçambique deve ser limitada ao estritamente necessário entre os dias 13 e 15 de novembro, devido à possibilidade de bloqueios e de confrontos junto dos respetivos postos fronteiriços”, acrescenta-se no aviso, apelando à opção por transportes aéreos em deslocações de maior duração.
O candidato presidencial Venâncio Mondlane apelou na segunda-feira a um novo período de manifestações em Moçambique, durante três dias, a partir de quarta-feira, em todas as capitais provinciais, contestando o processo eleitoral.
Fonte: Lusa