quarta-feira, outubro 16, 2024
No menu items!
InícioNACIONAISManifestantes detidos na Guiné-Bissau

Manifestantes detidos na Guiné-Bissau

Bissau, 27 julho de 2024 (DW) – Protestos pró e contra regime de Umaro Sissoco Embaló previstos para este sábado na capital guineense foram cancelados. Frente Popular denunciou ocorrência de três detenções e convocou nova manifestação para 3 de agosto.
A cidade de Bissau acordou, este sábado, com um forte dispositivo policial espalhado pelas ruas, sem sinais das duas manifestações anunciadas, uma pró e outra contra o regime do país, e sem Internet.
A desmobilização dos protestos devido à presença da polícia tem sido uma constante nos últimos meses em diversas manifestações convocados, mas é a primeira vez que as iniciativas coincidem com uma falha generalizada nas comunicações.
Ao final da manhã, a Frente Popular,uma plataforma que junta grupos de mulheres, de jovens e de sindicatos, e que é a organizadora do protesto contra Umaro Sissoco Embaló, fez saber que “mais uma vez, contra todas as disposições legais, as forças a mando da ditadura a desgovernar a Guiné-Bissau sequestraram dezenas de cidadãos indefesos que se estavam a mobilizar em diferentes artérias de Bissau para a manifestação”.
Nova manifestação a 3 de agosto
Mais tarde, em declarações à DW, Lelito Quadé, um dos membros da Frente Popular que foi detido na sequência da tentativa de realização do protesto, contou que, “de acordo com os resultados das negociações que a organização teve na sexta-feira com os responsáveis do Ministério do Interior, era para suspender a manifestação. O Ministério do Interior permitiria a realização de um comício popular. Mas, surpreendente, não foi o que aconteceu”, disse.

Fonte: DW

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes