quarta-feira, dezembro 4, 2024
No menu items!
InícioBlogJovens da sub-região discutem em Bissau condições para paz e estabilidade em...

Jovens da sub-região discutem em Bissau condições para paz e estabilidade em África

Bissau, 21 Agosto 2024 (ANG) – Jovens de diferentes países da sub-regiáo estão reuidos em Bissau no âmbito da 15ª   Escola Internacional de Verão para jovens sobre a Paz em África, que decorre sob o lema: “ Em busca da Paz na Guiné-Bissau”.

Em entrevista à ANG, o Coordenador das Actividades da Associação de Jovens Embaixadores da Paz da Guiné-Bissau (AJEPGB),Abdulai Aliu Tawel Camará disse  que durante oito dias vão debater temas tais como a  “Cidadania e Direitos Humanos”, “Empreendidorismo”, “Educação Financeira”, “Gestão Ambiental”, “Técnica de Administração”, “Secretariado”, “Integração Regional” e “Emigração clandestina” .

O encontro é realizado anualmente  num país membro da plataforma subregional, composta pela Gâmbia, Guiné-Bissau, Senegal, Guiné-Conacry entre outros paises.

“No  final dos trabalhos todas as resoluções produzidas em diferentes oficinas serão entregues aos órgãos de soberania de cada país, sobretudo os parlamentos para discussão e eventual eleboração de leis em defesa dos direitos dos jovens”, disse.

Abdulain Aliu Tawel Camará sustenta que  ao nivel da sub-região virifica-se uma ausência da paz social, devido a violação fragrante dos direitos humanos e de instabilidades cíclicas ao longo dos anos, com consequências direta na vida da população.

“Queremos que haja liberdade de expressão, educação, saúde e infraestruturas, ou seja, tudo aquilo é necessário para melhoria da vida da população, porque não podemos ficar de braços cruzados, por isso mobilizamos  professores, especialistas, individualidades para juntos discutirmos assuntos de interesse juvenil e sobre a paz em África”, contou.

Instado a falar do lema do encontro, “Em busca da Paz na Guiné-Bissau”, disse que demonstra a preocupação  dos jovens relativamente ao que está acontecer em África, sobretudo nos países membros da plataforma, porque, para alguns, no seu país não podem ter uma vida melhor.

Fonte: Agencia de Notícias da Guiné

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes