quinta-feira, janeiro 22, 2026
No menu items!
InícioNACIONAISIntrusão na residência de um responsável do PAIGC, partido político histórico da...

Intrusão na residência de um responsável do PAIGC, partido político histórico da Guiné-Bissau

Yaya KANTE da CJID com factcheck Guiné-Bissau

Fonte: TGB Televisão da Guiné-Bissau, Carlos Santiago

Este artigo de verificação de factos foi redigido pelo CJID (Centro para o Jornalismo, Inovação e Desenvolvimento) através da sua plataforma Dubawa e publicado pela Fact-Check Guiné-Bissau no âmbito da parceria com a WANEP e a RENARC.

FATO: Em 8 de novembro de 2025, Carlos Santiago publicou no grupo do Facebook TGB Televisão da Guiné-Bissau uma informação segundo a qual homens armados teriam invadido a residência de Djibril Mané, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

VEREDITO: VERDADEIRO. O PAIGC e meios de comunicação locais, incluindo a Radio Capital FM, confirmaram a informação.

TEXTO

Segundo Carlos Santiago, um grupo de homens encapuzados e armados invadiu, na noite de sábado, 8 de novembro de 2025, a residência do ex-secretário de Estado da Economia Digital, Djibril Mané, também dirigente do PAIGC e membro da coligação PAI-Terra Ranka.

De acordo com a mesma fonte, Djibril Mané não estava presente no momento dos factos; apenas a sua esposa e os seus filhos estavam em casa quando os indivíduos armados teriam invadido a residência.

Ainda de acordo com testemunhas citadas, os assaltantes teriam revistado a casa alegando estar «à procura de armas». Não teriam apresentado qualquer mandado judicial e a operação teria ocorrido fora do horário de serviço.

VERIFICAÇÃO

Pesquisas online permitiram encontrar uma nota de indignação publicada pelo PAIGC em 10 de novembro de 2025, denunciando a «invasão» da residência de um responsável político e condenando veementemente o ato.

Fonte: captura de ecrã da publicação do PAIGC, 10 de novembro de 2025

Além disso, em 8 de novembro, o Capital News Guiné-Bissau publicou uma notícia, relatando também a invasão de homens armados à residência do responsável do PAIGC.

Fonte: captura de ecrã da publicação Capital News Guiné-Bissau, 8 de novembro de 2025

CONCLUSÃO

A informação divulgada por Carlos Santiago, que refere a invasão de homens armados à residência de Djibril Mané, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), é corroborada por várias fontes, incluindo uma nota oficial do PAIGC e uma publicação da Capital News Guiné-Bissau.

Este artigo de verificação de factos foi redigido pelo CJID (Centro para o Jornalismo, Inovação e Desenvolvimento) através da sua plataforma Dubawa e publicado pela Fact-Check Guiné-Bissau no âmbito da parceria com a WANEP e a RENARC.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes