A próxima cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai realizar-se a 17 de julho de 2025 na Guiné-Bissau.
O local e a data da próxima cimeira foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros são-tomense, no final do Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada esta semana em São Tomé e Príncipe, país que detém a presidência rotativa da organização.
O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, tinha dito que estava “devidamente confortável” com a ideia de que tudo iria passar-se como estava decidido, quando questionado pela Lusa se a situação política na Guiné-Bissau podia trazer alterações ao definido na última cimeira.
Segundo a informação publicada esta sexta-feira (19 de julho de 2024) pela agência lusa, ficou estabelecido que, a seguir de São Tomé e Príncipe, a próxima presidência rotativa da comunidade, entre 2025 e 2027, é da Guiné-Bissau, e as cimeiras de Chefes de Estado e de Governo ocorrem no país que vai assumir a presidencia da organização.
Em outubro passado o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, tinha assegurado numa visita a Portugal, que o país está “pronto para assumir a presidência”.
São Tomé e Príncipe, país que escolheu como lema da sua presidência rotativa “A Juventude e Sustentabilidade”, conduziu este Conselho de Ministros centrado no debate da importância da mobilidade académica dos jovens e o papel que estes podem desempenhar na promoção do crescimento económico e no desenvolvimento sustentável.
Fonte: Radio Sol Mansi