Factcheck-gb.org #VERIFICA em RESUMO – O presidente senegalês Bassirou Diomaye Faye nunca fez tais comentários, nem realizou uma coletiva de imprensa em resposta às críticas feitas por Ousmane Sonko em 10 de julho de 2025, a respeito de sua inação diante dos ataques nas redes sociais.
Durante um discurso em 10 de julho de 2025, o primeiro-ministro senegalês Ousmane Sonko criticou a inação do presidente Diomaye Faye diante dos ataques que sofreu, principalmente nas redes sociais.
“Fui ver o presidente Bassirou Diomaye Faye porque ele poderia pôr fim ao que está acontecendo agora quando quisesse. Por que não o fez? Não sei, essa é outra questão. Eu disse a ele que ele poderia impedir, porque eu não teria sido tratado daquele jeito se fosse presidente. Você é o presidente, e sempre que alguém fala de você, você deveria dar a ordem para pôr fim a isso, mas todos acham que é Sonko o alvo. O Senegal não tem problema algum, exceto por uma questão de autoridade. Devemos assumir a responsabilidade por isso, caso contrário, deixe-me governar para ver se as coisas aconteceriam assim”, disse Sonko em wolof, a língua mais falada no Senegal.
Ousmane Sonko discursava na posse do conselho nacional do partido Pastef (Patriotas Africanos do Senegal pelo trabalho, ética e fraternidade).
É neste contexto que, em 13 de julho de 2025, um usuário senegalês relatou uma declaração indicando que esta é a reação de Diomaye à saída de Sonko.
Após uma viagem de trabalho aos Estados Unidos, o presidente senegalês Bassirou Diomaye Faye saiu da sua concha para acalmar os rumores persistentes em torno de sua relação com seu primeiro-ministro, Ousmane Sonko. Em uma declaração repleta de lucidez e elegância política, o chefe de Estado declarou:
“Diomaye não tenho problemas com o meu primeiro-ministro. Ele quer que o meu primeiro mandato seja um sucesso rapidamente, e eu quero manter a paz social até 2029 para ser seu gerente de campanha e lhe entregar um país em paz”, diz o texto. Afirma que Diomaye fez esses comentários durante uma coletiva de imprensa em 13 de julho de 2025.
Entre 13 e 14 de julho de 2025, vários usuários compartilharam um texto semelhante nas diferentes plataforma digitais.
#Factcheck não encontrou nenhum vestígio desta declaração.
Uma busca no Google pelas palavras-chave “Conferência de imprensa de Bassirou Diomaye Faye, 13 de julho de 2025” não revelou nenhuma informação que confirmasse tal declaração. Além disso, nenhum dos canais de comunicação oficiais do presidente senegalês (redes sociais da presidência senegalesa, mídia senegalesa) noticiou uma entrevista coletiva realizada por Diomaye Faye em 13 de julho de 2025.
Também contatamos Mame Gor Ngom , Diretor-Geral do Gabinete de Informação e Comunicação do Governo, e a Presidência senegalesa . Eles confirmaram que as declarações atribuídas ao presidente são falsas e que ele não as fez.
É verdade que o presidente senegalês não concedeu entrevista coletiva após a declaração de Sonko. Ele também não fez a declaração que lhe foi atribuída. No entanto, Diomaye Faye afirmou que não havia divergências de opinião entre ele e Ousmane Sonko. “O primeiro-ministro é meu amigo, não tenho conflito com ele”, disse Faye durante seu discurso em Wolof por ocasião da apresentação oficial do relatório do diálogo nacional, transmitido em 14 de julho de 2025 pelo noticiário da Rádio e Televisão Senegalesa (RTS).
Fonte:Africacheck