A Comissão Nacional de Eleições (CNE) prometeu realizar as próximas Eleições Legislativas antecipadas de forma “Pacíficas, Ordeiras, Justas e Transparentes” na Guiné-Bissau.
A garantida foi dada ontem (24.10) pelo secretário Executivo Adjunto da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Idriça Djaló, na abertura dos trabalhos do Seminário de Formação de Monitores Comunitários da Rede Oeste Africana para Edificação de Paz na Guiné-Bissau (WANEP-GB), provenientes de todo o país, que vão trabalhar na monitorização do sufrágio agendado para o próximo mês de novembro.
Na ocasião, Djaló manifesta a abertura da CNE em colaborar com a WANEP-GB e demais organizações da Sociedade Civil para que as Eleições Legislativas decorram num clima de “Paz e Segurança Eleitoral”.
Em reação, a Coordenadora da WANEP-GB, Denise Cabral Indequi, diz que é como contribuição para a realização de eleições legislativas livres, transparentes e pacíficas que, no quadro geral da implementação do projecto E-MAM 2023-2026, a organização sub-regional está a criar uma série de mecanismos, incluindo o Grupo Multi-Ator para a Prevenção da Violência Eleitoral (GNRE).
De salientar que a Guiné-Bissau marcou as eleições legislativas antecipadas para o dia 24 de Novembro próximo.
Contudo, esta sexta-feira, as forças vivas do país vão reunir-se na Presidência da República para analisar a realização do escrutínio eleitoral.