quinta-feira, outubro 17, 2024
No menu items!
InícioMUNDODívidas ocultas: Manuel Chang condenado nos EUA

Dívidas ocultas: Manuel Chang condenado nos EUA

08 agosto 2024 (DW) – O ex-ministro das Finanças de Moçambique Manuel Chang foi condenado nos Estados Unidos, no âmbito do caso das dívidas ocultas. “O veredito é uma vitória inspiradora para o povo de Moçambique”, afirmou procurador.

Os procuradores acusaram Chang de recolher sete milhões de dólares em subornos, transferidos através de bancos norte-americanos para contas europeias de um associado.

A defesa de Chang disse que não havia provas de que lhe tivesse sido prometido ou recebido um cêntimo.

O único acordo que Chang fez “foi o acordo legal de pedir dinheiro emprestado aos bancos para permitir que o seu país se envolvesse nestas obras de infraestruturas públicas”, disse o advogado de defesa Adam Ford.

Ford argumentou que Manuel Chang aprovou a garantia do Governo de Moçambique porque o presidente do país assim o quis, e disse que não havia provas de que os 7 milhões de dólares se destinavam ao ex-ministro das Finanças. “Veredito é uma vitória para o povo de Moçambique”

“O veredito de hoje é uma vitória inspiradora para a justiça e para o povo de Moçambique”, afirmou Breon Peace, o Procurador-Geral dos Estados Unidos em Brooklyn, num comunicado.

Peace disse que Chang foi “um funcionário público corrupto e de alto nível cuja ganância e interesse próprio venderam um dos países mais pobres do mundo”.

Fonte: DW

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes