A Diretora-geral do Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), Aissa Regalla de Barros, alertou que o ecossistema do país está fortemente ameaçado pela degradação ambiental, pelo desmatamento, pela poluição e pelas mudanças climáticas.
Aissa Regalla fez esta chamada de atenção esta segunda-feira, 03 de fevereiro de 2025, na cerimónia de comemoração do dia mundial das zonas húmidas celebrado a 02 de fevereiro sob o lema “Proteger as zonas húmidas para o nosso futuro comum”.
Na ocasião, a diretora-geral do IBAP defendeu a necessidade de enfrentar com determinação e agir com urgência para protegermo-nos das grandes ameaças que poem em causa os ecossistemas vitais, a fim de garantir que esses ecossistemas continuem a servir as gerações presentes e futuras e pelo bem-estar das comunidades.
No seu discurso, enfatizou que é preciso continuar a promover as práticas sustentáveis, fortalecer a educação ambiental e garantir que as futuras gerações compreendam a importância de preservar a natureza para a saúde e o bem-estar de todos.
Aissa Regala de Barros frisou que o dia mundial das zonas humanas é um momento que convida a todos para uma reflexão profunda sobre a importância vital dos ecossistemas.