quarta-feira, outubro 16, 2024
No menu items!
InícioMUNDOCNE critica autoproclamação do candidato Venâncio Mondlane

CNE critica autoproclamação do candidato Venâncio Mondlane

CNE critica antecipação de Venâncio Mondlane como vencedor das presidenciais em Moçambique, alertando para falta de “ética”. Apuramento oficial ainda está em curso.

O candidato presidencial Venâncio Mondlane declarou-se na quinta-feira vencedor das eleições para Presidente da República de MoçambiqueFoto: Nádia Issufo/DW

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) moçambicana criticou hoje a “ética” do anúncio de autoproclamação de vencedor da eleição presidencial feita pelo candidato Venâncio Mondlane, numa altura em que o apuramento está apenas no nível distrital.

“Alguém anunciar que já é Presidente da República não pode ser responsabilidade dos órgãos eleitorais (…) Terá que esperar até que os órgãos competentes anunciem os resultados oficiais”, disse Paulo Cuinica, questionado pela agência Lusa, numa conferência de imprensa em Maputo, sobre o anúncio de vitória feito por Mondlane na quinta-feira.

“Até este momento não pode ser classificado como ilícito eleitoral, mas é uma questão de ética, acima de tudo”, disse ainda, recordando que é preciso “ter provas” desses anúncios.

Segundo o porta-voz, “quem alega tem de provar” porque “no processo eleitoral há que mostrar as provas”.

“De certeza que nesse centro de processamento de dados [que Venâncio Mondlane afirma ter] existem também editais que dão esses resultados que fazem com que se autoproclame Presidente da República. Portanto, esperamos que em devido momento possa apresentar todas as provas que tem nas instituições competentes”, disse ainda Cuinica.

O candidato presidencial Venâncio Mondlane declarou-se na quinta-feira vencedor, com base nos resultados das atas e editais da votação que estão a ser processados pela sua candidatura.

Fonte:Lusa/DW

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes