A Alemanha convocou o embaixador russo na sequência da expulsão de dois jornalistas do canal público alemão ARD por Moscovo, anunciou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock.
“A expulsão dos funcionários da ARD pela Rússia é inaceitável e as razões apresentadas são simplesmente falsas e enganadoras”, declarou a chefe da diplomacia alemã numa conferência de imprensa com o homólogo neozelandês, Winston Peters.
Moscovo anunciou ontem que expulsava os dois jornalistas “em resposta” ao encerramento, anunciado pelo canal de televisão Pervy Canal, da sua sucursal alemã por ordem de Berlim, o que a Alemanha negou firmemente.
Uma porta-voz do Governo alemão tinha afirmado que Berlim “não tinha encerrado a sucursal” do Pervy Kanal. “Os jornalistas russos podem trabalhar livremente e sem entraves na Alemanha”, afirmou.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão declarou posteriormente que dois dos seus jornalistas viram recusada a prorrogação das autorizações de residência, indicando que “foram as autoridades locais competentes que tomaram as decisões”.
Fonte: Lusa