quarta-feira, outubro 16, 2024
No menu items!
InícioMUNDOASSOCIAÇÃO DE DIABETES LAMENTA O AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS DE PESSOAS...

ASSOCIAÇÃO DE DIABETES LAMENTA O AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS DE PESSOAS CUJOS PÉS SÃO AMPUTADOS NA GUINÉ-BISSAU

A presidente da Associação Suíça de Assistência a Pessoas com Diabetes na Guiné-Bissau, Gisa Lopes, lamentou que o número de pessoas com os pés e dedos amputados por causa de diabete no país tenha aumento, devido à falta de condições financeiras, para que pudessem ter uma boa alimentação para manter um nível adequado de açúcar no sangue.

“Estamos muito preocupados. Diabete é uma doença silenciosa que traz outras complicações e as complicações que vimos na Guiné-Bissau, o mais grave de tudo é a amputação, uma vez que existem muitas pessoas que sofreram amputações de pés e dedos por causa de diabetes. Tudo isso, tem a ver com condições financeiras. Muitas pessoas foram vítimas de amputação por carecerem de uma alimentação correta e equilibrada”, lamentou Gisa Lopes.

Lopes falava esta sexta-feira, 04 de outubro, à imprensa à margem do seminário de capacitação aos profissionais de saúde pública sobre diabetes no hospital Militar em Bissau, na qual lamentou ainda a fraca capacidade financeira dos pacientes para a compra de medicamentos para o tratamento.

Segundo a explicação de Lopes, os casos de pessoas com diabetes têm aumentado muito no país, no âmbito das sessões realizadas pela Associação Suíça de Assistência a Pessoas com Diabetes, com despistagem da doença e consultas no Hospital Simão Mendes em Bissau. Além de diabetes, durante esta sessão de consultas foram detectadas muitas pessoas com sintomas da hipertensão.

Lopes, que padece desde criança de diabete, assegurou que a carência financeira e a falta de sensibilização são dois fatores que contribuem drasticamente para o aumento do número de casos de diabetes na Guiné-Bissau.

“A falta de sensibilização contribui, sim, para o alargamento desta doença, devido à falta de meios para aplicar os conselhos que recebem para proteção desta doença. Por isso, na minha opinião, a carência é um dos fatores que contribui para o aumento do número de casos de diabetes no país”, acrescentou.

Jornal O Democrata

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes