O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos afirmou hoje que os princípios e valores defendidos por Amílcar Cabral e demais combatentes da liberdade da pátria estão a ser postos em causa atualmente no país.
As afirmações de Bubacar Turé foram registadas na abertura das atividades da décima primeira edição da Quinzena dos Direitos, cuja cerimónia teve lugar no princípio desta tarde, na Casa dos Direitos, em Bissau.
Segundo Turé, a quinzena deste ano está a ser aberta num contexto particularmente “difícil e de vários desafios de resgatar a democracia e o estado do direito”.
Bubacar Turé, igualmente representante do Consórcio da Casa dos Direitos, afirma no entanto, que “a jornada da quinzena é uma oportunidade para as organizações da sociedade civil e os parceiros nacionais e internacionais a arregaçar as mangas em torno das ideias dos valores que hoje estão a ser postos em causa”.
Entretanto, a coordenadora do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Geneviève Boutin, exortou as autoridades nacionais a engajar de forma construtiva os mecanismos dos direitos humanos.
Segundo ainda a coordenadora do Sistema da ONU na Guiné-Bissau, este ano as autoridades guineenses emitiram três relatórios, sobre os seus esforços para implementar alguns dos tratados internacionais que já ratificou.
Fonte:RSM