Bissau 10-12-2025 FACT-CHECK-GB Verifica:
Redigido por: Alcebiades Zinedine Barai, Djamilato Bá, Vanilza Agostinho da Silva
FATO:Em 07 de Dezembro de 2025, na página do Facebook Bissau On-line foi publicada um Suposto documento que esta a circular nas redes sociais, acusando a Embaixada da Guiné-Bissau no Reino de Marrocos de tentar coagir estudantes guineenses a não assinarem uma petição contra a estadia do Presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló
VEREDITO:Falso a informação publicada pela página de Bissau On-line ,São Falsas e não se baseia em nenhuma fonte fiável.
Fonte da desinfecção :
https://www.facebook.com/share/1BomjTNdLT/
Fonte Verdadeira https://www.facebook.com/share/p/1DfksdQA3v/
TEXTO:
A embaixada da Guiné-Bissau em Marrocos está a tentar coagir os estudantes guineenses para não assinar petição contra estadia de presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló no reino de Marrocos.
Uma fonte dentro da embaixada informou a Bissau Online que a embaixadora, Filomena Mendes Mascarenha Tipote está preocupada com a petição e tenta coagir estudantes que assinaram a petição.
A mesma fonte acrescentou ainda qua a embaixadara está a expor os nomes com contactos emails dos referidos estudantes.
De recordar que o presidente cessante da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló saiu de Congo Brazzaville com a sua família para pedir refúgio em Marrocos, onde está exilado também o seu amigo, Macky Sall, ex-presidente do Senegal, desde a sua derrota eleitoral no Senegal.
Umaro Sissoco primeiramente, tentou buscar refúgio em Dakar, Capital de Senegal, onde permaneceu 48 horas, mas o primeiro-ministro senegalês o criticou duramente por ter inventado un golpe de Estado falso após derrota eleitoral nas eleições presidenciais de 23 de Novembro de 2025 na Guiné-Bissau; Umaro Sissoco seguiu então para Congo Brazzaville onde ficou por alguns dias.
No Congo Brazzaville também, a juventude manifestou contra e alguns conselheiros do presidente congolês, Dinis Sassou Nguesso não quiseram a estadia de Umaro Sissoco no pais. Hoje, dia 03 de Dezembro de 2025, Umaro Sissoco Embaló rumou novamente com a sua família e viajou para Marrocos.
VERIFICAÇÃO: Fizemos uma investigação avançada, através das diferentes fontes como:A página Oficial da Embaixada da Guiné Bissau em Marrocos,Sua representação diplomata, como o representante dos Estudantes Guineenses em Marrocos, segundo eles confirmaram que o documento é falsa.
CONCLUSÃO:
FACTCHECK-GB:Concluio que o documento publicado pela página «Bissau Online» não corresponde verdade. O referido documento não foi emitida pela Embaixada da Guiné Bissau em Marrocos.
SOBRE NÓS
FACTCHECK GB uma plataforma online que se dedica a verificar a veracidade de informações, principalmente notícias e declarações públicas na Guiné-Bissau. O objetivo principal é combater a desinformação e garantir que o público tenha acesso a informações confiáveis.
https://www.facebook.com/share/1AuVcHXPVu/



