Bissau 01-12-2025 FACT-CHECK-GB Verifica:
FATO:Em 30 de novembro de 2025, Carlos Santiago publicou na sua página, Um Suposto documento que esta a circular nas redes sociais, e, avançada pelos vários órgãos oficiais da comunicação, com informações que, o Ministerio dos Negócios Estrangeiros da Nigéria pediu a proteção e segurança de um candidato presidencial na Guiné-Bissau, Fernando Dias Da Costa, devido a ameaças iminentes à sua vida.
VEREDITO:Falso a informação publicada pela página de Carlos Santiago,São Falsas e não se baseia em nenhuma fonte fiável.
Fontes que avançaram com as informações :
https://www.facebook.com/share/p/1AJkCwkLgV/
https://www.facebook.com/share/p/168rRTJtnz/
TEXTO:
Remetente: Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria.
Destinatário: Presidente da Comissão da CEDEAO.
Assunto: Pedido de proteção e segurança para Fernando Dia Da Costa, candidato presidencial na Guiné-Bissau.
Ação Solicitada: Que a Missão de Apoio à Estabilização da CEDEAO na Guiné-Bissau (ESSMGB) forneça proteção ao Candidato Presidencial Fernando Dias Da Costa, e consequentemente o seu Exílio nas instalações da Embaixada da Nigéria.
MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS
ECO, 1/S.II/T IV
3 de novembro de 2025
H.E. Omar Alieu Touray, PhD
Presidente, Comissão da CEDEAO
Sede da Comissão da CEDEAO,
101 Yakubu Gowon Crescent, Asokoro District, Abuja.
VERIFICAÇÃO: Fizemos uma investigação avançada, através das diferentes fontes das informações como:A página Oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Embaixada da Nigéria em Bissau, Google Lens, Tineye.
De acordo com as nossas investigações concluímos que documento em causa, não tem o carimbo oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, o Selo é falso, e mais, o formato e as descrições não são as mesmas que o (MNEN) Usa
CONCLUSÃO:
O documento publicado pela página «CARLOS SANTIAGO» não é credível. A referida informação não foi divulgada publicamente pela página oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Nigéria.
SOBRE NÓS:
FACTCHECK GB uma plataforma online que se dedica a verificar a veracidade de informações, principalmente notícias e declarações públicas na Guiné-Bissau. O objetivo principal é combater a desinformação e garantir que o público tenha acesso a informações confiáveis.



