Bissau, 28 novembro 2025 (FACT CHECK-GB) – Circula nas redes sociais a informação de que Domingos Simões Pereira e Octávio Lopes, ambos dirigentes do PAIGC, estão em liberdade.

No entanto, a família de DSP, através de um comunicado, desmente essa informação e afirma que Domingos Simões Pereira continua detido nas celas de Segunda Esquerda, em Bissau.
As famílias responsabilizam os autores desta informação falsa, que não corresponde minimamente à verdade.

Ainda na mesma senda, o PAIGC desmente a libertação de Simões pereira que segundo eles ainda continua detido.
Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC que apoia o candidato independente, Fernando Dias da Costa, continua detido nas celas da Segunda Esquadra.
A informação que circulou esta manhã sobre a sua libertação não corresponde à verdade.
A FACT CHECK-GB, verificou e acompanhou todas as declarações que desmentem a soltura do líder do PAI TERRA RANKA, Domingos Simões Pereira inclusive dos familiares que a notícia que estava a circular nas redes sociais desde ontem a noite é falsa.
Uma outra informação dá conta de que Domingos Simões Pereira teria sido solto, mas voltou outra vez para a cela, porque exige a libertação dos outros companheiros também presos.

Conclusão: A FACT CHECK-GB, concluiu que as informações que estão a circular nas redes socias e nos Mídias internacionais são falsas segundo uma fonte próxima ao político.




