Yaya KANTE da CJID com factcheck Guiné-Bissau
Fonte: TGB Televisão da Guiné-Bissau, Carlos Santiago
Este artigo de verificação de factos foi redigido pelo CJID (Centro para o Jornalismo, Inovação e Desenvolvimento) através da sua plataforma Dubawa e publicado pela Fact-Check Guiné-Bissau no âmbito da parceria com a WANEP e a RENARC.
FATO: Em 8 de novembro de 2025, Carlos Santiago publicou no grupo do Facebook TGB Televisão da Guiné-Bissau uma informação segundo a qual homens armados teriam invadido a residência de Djibril Mané, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
VEREDITO: VERDADEIRO. O PAIGC e meios de comunicação locais, incluindo a Radio Capital FM, confirmaram a informação.
TEXTO
Segundo Carlos Santiago, um grupo de homens encapuzados e armados invadiu, na noite de sábado, 8 de novembro de 2025, a residência do ex-secretário de Estado da Economia Digital, Djibril Mané, também dirigente do PAIGC e membro da coligação PAI-Terra Ranka.
De acordo com a mesma fonte, Djibril Mané não estava presente no momento dos factos; apenas a sua esposa e os seus filhos estavam em casa quando os indivíduos armados teriam invadido a residência.
Ainda de acordo com testemunhas citadas, os assaltantes teriam revistado a casa alegando estar «à procura de armas». Não teriam apresentado qualquer mandado judicial e a operação teria ocorrido fora do horário de serviço.
VERIFICAÇÃO
Pesquisas online permitiram encontrar uma nota de indignação publicada pelo PAIGC em 10 de novembro de 2025, denunciando a «invasão» da residência de um responsável político e condenando veementemente o ato.
Fonte: captura de ecrã da publicação do PAIGC, 10 de novembro de 2025
Além disso, em 8 de novembro, o Capital News Guiné-Bissau publicou uma notícia, relatando também a invasão de homens armados à residência do responsável do PAIGC.
Fonte: captura de ecrã da publicação Capital News Guiné-Bissau, 8 de novembro de 2025
CONCLUSÃO
A informação divulgada por Carlos Santiago, que refere a invasão de homens armados à residência de Djibril Mané, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), é corroborada por várias fontes, incluindo uma nota oficial do PAIGC e uma publicação da Capital News Guiné-Bissau.
Este artigo de verificação de factos foi redigido pelo CJID (Centro para o Jornalismo, Inovação e Desenvolvimento) através da sua plataforma Dubawa e publicado pela Fact-Check Guiné-Bissau no âmbito da parceria com a WANEP e a RENARC.



