sexta-feira, janeiro 23, 2026
No menu items!
InícioFAKE NEWSNão, a Guiné-Bissau não tem 860 000 eleitores registados

Não, a Guiné-Bissau não tem 860 000 eleitores registados

 

Yaya KANTE da CJID

Este artigo de verificação de factos foi redigido pelo CJID (Centro para o Jornalismo, Inovação e Desenvolvimento) através da sua plataforma Dubawa e publicado pela Fact-Check Guiné-Bissau no âmbito da parceria com a WANEP e a RENARC.

FATO: O site Tchadinfos.com publicou em seu site dados sobre o eleitorado da Guiné-Bissau. Segundo o meio de comunicação: “860.000 eleitores serão chamados a votar nas duas eleições previstas simultaneamente para 23 de novembro de 2025”. A mesma informação foi publicada na página do Facebook do Tchadinfos.

VEREDITO: FALSO. O Tchadinfos não teve em conta as últimas revisões das listas eleitorais efetuadas pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE). 966 152 eleitores são chamados às urnas para as eleições presidenciais e legislativas de 23 de novembro de 2025, de acordo com o diretor do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

 

TEXTO

 

A Tchadinfos publicou, em 2 de novembro de 2025, um artigo sobre o início da campanha eleitoral na Guiné-Bissau. No artigo, o meio de comunicação anuncia o número de 860 000 eleitores inscritos nas listas eleitorais.

«A campanha eleitoral para as eleições legislativas e presidenciais na Guiné-Bissau teve início no sábado e terá a duração de 21 dias, ao fim dos quais 860 000 eleitores serão chamados a votar nas duas votações previstas simultaneamente para 23 de novembro de 2025», pode ler-se no cabeçalho do artigo.

O jornal online também forneceu informações sobre o número de partidos e coligações concorrentes às eleições legislativas, bem como sobre o número de candidatos à presidência. O site também mencionou a tentativa de golpe de Estado recentemente frustrada.

VERIFICAÇÃO

Consultámos a página oficial e o site da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), bem como o meio de comunicação oficial, a Radiodifusão Nacional da Guiné-Bissau (RDN), responsável por divulgar todas as informações oficiais. Na página do Facebook, a RDN anuncia um total de 966 152 eleitores registados. O meio de comunicação social nacional cita o diretor do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

Outros meios de comunicação da Guiné-Bissau, nomeadamente o jornal O Democrata, publicaram a mesma informação, referindo-se à mesma fonte oficial. O diretor do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), Gabriel Jibril Baldé, fez o anúncio a 15 de agosto de 2025, durante uma conferência de imprensa sobre a publicação dos dados definitivos da segunda atualização das listas eleitorais.

CONCLUSÃO

O número de 860 000 eleitores publicado pelo Tchadinfos.com está errado e não corresponde aos dados atualizados sobre o número de eleitores para as eleições conjuntas na Guiné-Bissau da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e do GTAPE.

966 152 eleitores estão chamados às urnas para as eleições presidenciais e legislativas de 23 de novembro de 2025, de acordo com o diretor do GTAPE.

Este artigo de verificação de factos foi redigido pelo CJID (Centro para o Jornalismo, Inovação e Desenvolvimento) através da sua plataforma Dubawa e publicado pela Fact-Check Guiné-Bissau no âmbito da p

Parceria com a WANEP e a RENARC.

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes