sábado, outubro 4, 2025
No menu items!
InícioNACIONAISIlha de Poilão: DEZENAS DE NINHOS DE TARTARUGAS DESTRUÍDOS PELA SUBIDA DA...

Ilha de Poilão: DEZENAS DE NINHOS DE TARTARUGAS DESTRUÍDOS PELA SUBIDA DA ÁGUA DO MAR

A subida do nível da água no mar, causada pela época chuvosa de 2024, destruiu mais de 30 ninhos das Tartarugas Marinhas, na Ilha de Poilão, no arquipélago de Bolama/Bijagós, Sul da Guiné-Bissau, onde desovam entre os meses de agosto e novembro, por noite, naquela localidade considerada terceira mais importante do mundo para a desova das tartarugas verdes.

A informação foi transmitida pelo representante do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) nas Áreas Protegidas Marinhas da Comunidade de Urock, Amilton Monteiro, durante uma entrevista concedida a uma equipa do Jornal O Democrata, no Parque Marinho de João Vieira e Poilão, que esteve na Ilha de Poilão nos dias 23 e 24 de novembro último, no âmbito da visita de “Descoberta da Natureza 2024”, organizada pela ONG Palmeirinha em colaboração com o IBAP.

“A Guiné-Bissau é um dos países mais vulneráveis à subida de nível da água no mundo e hoje estamos a sentir esta situação. Este ano, vários ninhos de Tartarugas Marinhas foram danificados devido à subida do nível da água do mar. Fizemos a marcação de 110 tartarugas para seguir a sua população, mas cerca de 30 ninhos ficaram estragados, ninhos que ainda não terminaram a fecundação”, explicou Amilton Monteiro.

Jornal O Democrata

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes