sexta-feira, agosto 1, 2025
No menu items!
InícioNACIONAISALTERAÇÕES CLIMÁTICAS REPRESENTAM "AMEAÇA GRAVE" PARA GUINÉ-BISSAU

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS REPRESENTAM “AMEAÇA GRAVE” PARA GUINÉ-BISSAU

Um relatório hoje apresentado em Bissau pelo Banco Mundial aponta que as alterações climáticas representam “uma ameaça grave, com potencial impacto na agricultura, nas pescas e nas infraestruturas” para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

No relatório analisa-se as incidências do clima em relação ao desenvolvimento do país, num diagnóstico realizado pela primeira vez na Guiné-Bissau, com um quadro estratégico para alinhar os objetivos de desenvolvimento com o combate às alterações climáticas.

No documento observa-se que a Guiné-Bissau possui a maior riqueza natural ‘per capita’ da África Ocidental, estimada em aproximadamente 3.874 dólares por pessoa.

Esta riqueza, explica-se, abrange terras agrícolas, recursos da pesca, florestas, habitats naturais, bem como recursos exploráveis, nomeadamente depósitos de bauxite e fosfato.

“Como país altamente vulnerável, existem inúmeras necessidades nos diferentes setores, no entanto, para ser mais eficiente e eficaz, a Guiné-Bissau deve priorizar ações relacionadas com a biodiversidade, a agricultura e a proteção social”, no seu processo de desenvolvimento, refere-se no relatório apresentado em Bissau.

Na apresentação, o ministro da Economia, Plano e Integração Regional, Soares Sambu, enalteceu a importância e pertinência do relatório que disse ser uma parceira do Banco Mundial com o Governo guineense, mas exortou os parceiros internacionais a continuarem com os apoios ao país para implementação dos objetivos elencados no documento.

Entre as conclusões apresentadas, considera-se que, embora seja o país com “maior capital natural per capita” da África Ocidental, são necessárias medidas para enfrentar e combater os desafios colocados pelas alterações climáticas.

No relatório aponta-se que atualmente a Guiné-Bissau dispõe de recursos naturais que poderiam ser aproveitados para um crescimento sustentável resiliente, mas se nada for feito no domínio da adaptação às alterações climáticas o Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’ conhecerá uma queda de 7,3% até 2050.

Noticia ao Minuto

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes