sábado, agosto 2, 2025
No menu items!
InícioMUNDOLavrov diz que é 'trapaça' acusar Rússia de enviar tropas norte-coreanas para...

Lavrov diz que é ‘trapaça’ acusar Rússia de enviar tropas norte-coreanas para Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, descreveu nesta segunda-feira (28.10) como “trapaceiras” as acusações ocidentais de que Moscou pretende enviar soldados norte-coreanos para a Ucrânia.

“As declarações trapaceiras de que enviaremos tropas (norte-coreanas) para a Ucrânia são provavelmente uma tentativa de justificar retroativamente o que tem acontecido há muito tempo”, disse o chefe da diplomacia russa em coletiva de imprensa.

Lavrov, que não fez menção à suposta mobilização de um contingente norte-coreano em território russo, referiu-se ao envio de soldados ocidentais para combater nas fileiras do Exército ucraniano, como, segundo ele, o Presidente russo, Vladimir Putin, denunciou em inúmeras ocasiões.

“Existem mercenários, existem os chamados voluntários e também existem instrutores, sem os quais é impossível usar não só armas ocidentais de longo alcance, mas também armas ucranianas de longo alcance…”, acrescentou.

O Exército ucraniano, disse Lavrov, não é capaz de usar tecnologias de mísseis.
“Portanto, os militares ocidentais trabalham na Ucrânia há muito tempo. Isto faz parte da guerra híbrida da OTAN e da União Europeia contra o nosso país. E nós sabemos muito bem”, destacou.

Lavrov comentou ainda que o tratado de associação estratégica assinado com a Coreia do Norte no último mês de junho, durante a visita de Putin a Pyongyang, “não é secreto”.

“O texto completo foi publicado e não viola de forma alguma qualquer disposição do direito internacional, porque implica, entre outras coisas, prestar assistência mútua no caso de um dos países parte do tratado sofrer um ataque militar”, completou.

As declarações de Lavrov praticamente coincidiram com as do secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, que pediu hoje à Rússia e à Coreia do Norte para que coloquem fim “imediatamente” ao envio de soldados norte-coreanos para o território russo para apoiar Moscou na guerra contra a Ucrânia.

“Hoje posso confirmar que tropas norte-coreanas foram enviadas para a Rússia e que foram deslocadas para a região (russa) de Kursk”, disse Rutte, em um comunicado divulgado após a visita de uma delegação sul-coreana de alto nível para informar a Aliança sobre esse assunto.

Rutte acrescentou que este destacamento representa “uma escalada significativa” no envolvimento da Coreia do Norte no conflito e marca “uma perigosa expansão da guerra da Rússia”

Entretanto a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, indicou hoje que a Coreia do Norte enviou cerca de 10 mil soldados para a Rússia para treinar e combater na Ucrânia “nas próximas semanas”.

“Estamos cada vez mais preocupados com a intenção da Rússia de utilizar estes soldados em combate ou para apoiar operações de combate contra as forças ucranianas na região russa de Kursk”, disse aos jornalistas.

Fonte: http://dw.com/p/4lv6L

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes