Washington, 22 out 2024 (Lusa) – Num evento com eleitores organizado pela cadeia televisiva Univision em outubro, o candidato republicano Donald Trump repetiu a acusação de que migrantes haitianos estavam a comer animais de estimação no Ohio, alegando erroneamente que tal havia sido noticiado.
A história, que teve origem em rumores no Facebook, foi refutada por autoridades da cidade de Springfield, mas continua a ser repetida por Trump e pelo seu candidato a vice-presidente, J.D. Vance, num dos exemplos mais relevantes da desinformação que tem marcado a campanha presidencial nos Estados Unidos.
De acordo com a plataforma de verificação NewsGuard, 39 narrativas falsas ligadas à eleição foram publicadas em vários ‘sites’ desde 01 de setembro e sete apareceram na segunda semana de outubro.
Entre os exemplos de falsidades propagadas por diversos ‘sites’ está a notícia falsa de que um vídeo mostra um homem que acusou o candidato democrata a vice-presidente Tim Walz de o molestar em 1997. Outra narrativa falsa mostra Trump com um cheque gigante de 1.300 dólares para vítimas dos furacões Milton e Helene e uma outra alega que Kamala Harris estava filiada no Partido Comunista Soviético.