O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta terça-feira ao Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que seu país dá especial importância às relações com o continente africano.
“A Rússia dá especial importância ao fortalecimento das relações com os países do continente africano, trabalhando juntos na implementação dos documentos conjuntos adotados após a cúpula Rússia-África em São Petersburgo”, disse Putin durante reunião com Ramaphosa em paralelo à cúpula do Brics em Kazan.
O governante russo acrescentou que esse é um plano de ação até 2026 a ser implementado pelas partes.
Putin enfatizou que “Rússia e África do Sul estão coordenando amplamente seus esforços na arena internacional para criar e moldar uma ordem mundial multipolar justa”.
“Quanto às relações bilaterais, elas são baseadas nos princípios de parceria estratégica abrangente, igualdade e respeito mútuo”, acrescentou Putin.
O Presidente da África do Sul agradeceu a Putin por organizar a cúpula e garantiu que a Rússia é um “valioso aliado e amigo” do país africano, que tem apoiado desde os tempos do apartheid até os dias atuais.
Ramaphosa comentou que planeja discutir com Putin “questões importantes do ponto de vista geopolítico”, assim como temas bilaterais.
De acordo com o Kremlin, várias dezenas de países demonstraram interesse em participar das atividades dos BRICS. Entretanto, Moscovo descartou a possibilidade de ampliação do grupo durante a cúpula em Kazan.
Fonte: http://dw.com/p/4kZ1x