A Guiné-Bissau tem registado nos últimos dias uma alta temperatura que já se faz sentir em algumas zonas do país, principalmente na capital Bissau, embora o país esteja na época chuvosa que iniciou no mês de maio e termina em novembro.
Face à alta temperatura registada nos últimos dias no país, que ronda aos 40 graus Celsius, o especialista em saúde pública, alertou a população sobre a necessidade do maior consumo da água potável, uma vez que 60% do corpo do ser humano são constituídos pela água.
Ouvido hoje (22.10) pelo jornalista freelancer AC, o médico guineense, Hedwis Martins, diz que, para além do consumo da água, é fundamental também neste período as pessoas consumirem sumos naturais de laranja, fole e limão que ajuda a repor os líquidos no corpo das pessoas, evitando assim a desidratação severa.
“Devemos beber bastante água ao longo deste período, saindo da casa com os nossos cantis e a garrafa da água, é melhor ainda, porque não sabemos quando é que vamos voltar para as nossas casas. Também é fundamental consumir os sumos naturais, porque desperdiçamos muito as oportunidades de agregar vitaminas, através dos sumos naturais que estão cheios de frutas, nomeadamente laranja, limão e fole”, explicou Martins.
Conhecido entre amigos por “Dotche”, o médico afeto à Maternidade do Hospital Simão Mendes em Bissau chamou ainda atenção às pessoas, principalmente aos jovens no sentido de evitarem de beber as bebidas alcoólicas, porque consumir as gorduras levam as pessoas a terem mais sede da água neste período da alta temperatura.
“Todo aquilo que são bebidas alcoólicas que estão gaseificadas devemos evita-las. Devemos evitar também de café que é rico em açúcar. Quem está habituada não podemos dizer que deve parar de tomar café, mas é fundamental reduzir o número que consome diariamente ou agregar a maior quantidade de água durante todo o dia”, acrescentou Martins.
O jovem quadro guineense apelou também às pessoas a utilizarem proteção solar, nomeadamente chapéu, óculos escuros e outra violeta e guarda chuvas no sentido de reduzir os raios em nível do globo ocular.
Na sua curta declaração telefónica, Martins apelou, por outro, às pessoas no sentido de tomar banho constantemente e não ignorarem as medidas dos serviços da meteorologia relativamente às mudanças climáticas.
Com a onda de calor que se faz sentir, nas últimas semanas, as praias que ficam na região de Biombo, nos arredores de Bissau, já registam uma grande afluência de banhistas.
De salientar que há vários anos que as organizações ligadas ao ambiente defendem que o aumento das temperaturas no país deve ser compreendido também como a consequência da ação do homem, nomeadamente as queimadas e o abate de árvores.