O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sofreu um acidente em casa, que o obrigou a cancelar, este domingo, uma viagem à Rússia, onde ia participar numa cimeira dos BRICS.
De acordo com um comunicando do gabinete presidencial, citado pela Reuters, o chefe de Estado brasileiro recebeu recomendações médicas para evitar temporariamente voos de longo curso, depois de ter magoado a cabeça num acidente em casa.
Um relatório médico emitido pelo Hospital Sirio Libanes, em Brasília, indica que Lula “foi aconselhado a evitar viagens aéreas de longa distância, mas está apto a realizar suas tarefas regulares”.
O relatório acrescenta que Lula sofreu uma laceração na parte de trás da cabeça.
Já o site g1 havia noticiado que o presidente tinha dado entrada no hospital com um corte na nuca, que o obrigou a levar pontos.
Assim, o presidente do Brasil vai participar na reunião por videoconferência.
Recorde-se que o Brasil, Rússia, Índia e China criaram, em 2006, o grupo BRICS, ao qual se juntou a África do Sul em 2010, acrescentando ao acrónimo a letra ‘S’. Em 2024 o grupo incluiu quatro novos membros: Egito, Irão, Emirados Árabes Unidos e Etiópia.
A Arábia Saudita está a ponderar a sua participação como membro de pleno direito, uma situação que poderá ficar clarificada durante o próximo encontro, que deverá reunir mais de 20 chefes de Estado e de governo, incluindo os dirigentes dos países membros, sendo que a maioria terá encontros com o chefe do Kremlin.
A próxima cimeira dos BRICS realiza-se entre 22 e 24 de outubro na cidade russa de Kazan.
Durante a cimeira, os líderes dos países membros deverão definir os critérios para que outras nações se juntem ao bloco na categoria especial de parceiros associados.
Durante a reunião, o Brasil assumirá a liderança dos BRICS durante um ano, a partir de 01 de janeiro de 2025.
Fonte: Notícias ao minuto