quarta-feira, outubro 16, 2024
No menu items!
InícioMUNDOMais de 17,1 milhões de moçambicanos vão hoje às urnas, em eleições...

Mais de 17,1 milhões de moçambicanos vão hoje às urnas, em eleições gerais

CNE apela para que eleitores “votem e vão para casa”. Consórcio pede “atenção” na alocação de recursos nas províncias com mais eleitores inscritos.

O povo foi chamado para eleger além dos Parlamentares, governadores provinciais e um novo Presidente da República para suceder a Filipe Nyusi, no cargo desde 2015.

As urnas abriram em todo o país está manhã às 07:00 e fecham às 18:00, tendo a Comissão Nacional de Eleições (CNE) recenseado 17.163.686 eleitores, incluindo 333.839 que vão votar em sete países africanos e dois europeus.
Concorrem à Presidência da República Lutero Simango, apoiado pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM, terceira força parlamentar), Daniel Chapo, com o apoio da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO, no poder desde 1975), Venâncio Mondlane, apoiado pelo partido extraparlamentar PODEMOS, e Ossufo Momade, com o apoio da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO, maior partido da oposição).

Depois da votação o presidente da república Felipe Nyusi apelou à tranquilidade durante a votação nas eleições gerais, sem “perturbações”, recordando que o processo é como um jogo de futebol, em que o vencedor só é declarado no final.

Fonte:DW

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes