quinta-feira, outubro 17, 2024
No menu items!
InícioNACIONAISBissau: Deputados fora do Parlamento por "ordens superiores"

Bissau: Deputados fora do Parlamento por “ordens superiores”

Bissau, 26 setembro 2024 (DW) – Grupo de deputados foi impedido de aceder às instalações do Parlamento, alegadamente devido a “ordens superiores”. Nas ruas de Bissau, era visível hoje uma presença reforçada das forças de segurança.

Foi mais um dia de tensão na Guiné-Bissau. O país acordou com uma forte mobilização de elementos armados na capital.

O líder do Parlamento, Domingos Simões Pereira, tinha convocado o povo a ir à sede do Parlamento assistir à reunião da Comissão Permanente. Isto depois de Adja Satú Camará ter sido apresentada, pelo Governo, como a nova líder da Assembleia Nacional Popular (ANP).

A reunião não só não aconteceu, como também os deputados e militantes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) que responderam ao apelo de Simões Pereira foram impedidos de chegar perto do Parlamento.

Nas ruas, a revolta era visível: “Porquê indicar uma outra pessoa que não foi escolhida pelo povo?”, questionou uma das pessoas que se deslocou à ANP. “Peço a todos que continuemos, para mostramos à comunidade internacional e a todos que é a verdade que vai reinar neste país. É o nosso futuro que está em causa”, afirmou outra.

“Ordens superiores”

Em nome dos deputados do PAIGC, Octávio Lopes afirmou que foram à Assembleia enquanto legítimos representantes do povo para responder a uma convocação da Comissão Permanente. Mas a “ordem superior” falou mais alto, acrescentou.

Fonte: DW

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes