quinta-feira, outubro 17, 2024
No menu items!
InícioNACIONAISO centenário de Amílcar Cabral e o sonho adiado

O centenário de Amílcar Cabral e o sonho adiado

Bissau, 11 setembro 2024 (DW) – Amílcar Cabral, líder da libertação da Guiné-Bissau e Cabo Verde, faria hoje 100 anos. Seus ideais ainda são debatidos, mas analistas afirmam que estão longe de serem implementados pela atual geração.Celebra-se esta quinta-feira (12.09) o centenário de Amílcar Cabral, a figura que liderou a luta pela libertação da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, assassinado antes de concretizar o sonho de ver os povos livres. Analistas ouvidos pela DW África são unânimes em afirmar que os ideais e tudo o que foi preconizado por Cabral estão longe de ser postos em prática pela atual geração.

Segundo uma lista elaborada por historiadores para a BBC, Amílcar Cabral foi considerado o segundo maior líder do século XX. Assassinado em 1973, aos 48 anos, o ideólogo das independências da Guiné-Bissau e de Cabo Verde faria, esta quinta-feira, cem anos de vida.

Na Guiné-Bissau, a sociedade, assim como os campos académico e político, mobilizam-se para assinalar o dia, considerado “único” por defensores das ideias “cabralistas”. O governo guineense concedeu dispensa aos funcionários públicos por ocasião da data natalícia daquele que, em comunicado, foi referido como o “saudoso líder”.O que resta dos seus ideais?

Nos seus escritos e mensagens deixadas ainda em vida, Amílcar Cabral estabeleceu várias metas, nomeadamente o desenvolvimento e o bem-estar dos povos guineense e cabo-verdiano. No entanto, em relação à Guiné-Bissau, o professor universitário William Gomes Ferreira não tem dúvidas ao comparar a realidade atual do país com o que sonhava Cabral.

“Se olharmos para a nossa realidade político-social, percebemos que houve uma regressão monstruosa em relação aos ideais de [Amílcar] Cabral. O que se vive hoje na Guiné-Bissau não tem absolutamente nada a ver com o bem-estar que Cabral almejava para o povo da Guiné-Bissau”, afirma.

Fonte: DW

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais popular

Comentários recentes